quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Atividades de 2009

Aula 17/04
Prof. Dr. Ivan S. Ferreira

  • Sistemas de coordenadas
  • Sistemas de medidas
  • Conservação de energia e momentum (incluindo rotação)
  • Gravidade
  • Órbitas
Método: exposição oral acompanhada por slides e vídeos, assim como atividades lúdicas utilizando bolas, peões, pêndulos etc.

Atividade a ser feita na sede do Decolar: tentaremos enfatizar a importância de fazer perguntas na ciência. Assim, será requisitada aos alunos a formulação de perguntas ligadas com a Astronomia, e também com a Física, baseadas inclusive na exploração do Céu, seguindo o software Google Sky, que também será usado durante a aula.


Aula 08/05
Prof. Dr. Oswaldo Duarte Miranda

  • Composição do sistema solar, as cores dos planetas
  • Vídeo do Spitzer (Joaquim) sobre zona habitável, período de translação, duração do ano
  • Atividade do peso de um corpo nos planetas do sistema solar, Sol e Lua. Serão usadas garrafas pet com 1 Kg de areia (por ex.) para a Terra e com pesos correspondentes para os demais astros. Os alunos vão sentir o peso diferente para cada planeta.

Aula 15/05
Prof. Clayton Silva Santos e Profª. Drª. Ana Maria Zodi

  • Oficina: sistema solar em escala. As crianças vão aprender como montar tabelas com as escalas de tamanho e de distancia dos planetas do sistema solar
Atividade a ser feita na sede do Decolar:
  • Como complementação, eles podem fazer no Decolar a atividade de montar os planetas na escala de tamanho, usando materiais improvisados por eles e as professoras, como bexigas, fita crepe ou outro material que eles tenham idéia.
  • Uma segunda atividade a ser feita no Decolar é a de montar globos planetários. As professoras do Decolar compraram conjuntos de bolas de 12 cm de diâmetro e de 16 cm de diâmetro. A DAS forneceu as imagens dos planisférios dos planetas correspondentes às bolas de 12 cm. As professoras deverão recortar e colar as imagens nas bolas de 12 cm. A seguir, as crianças deverão pintar as bolas de 16 cm, tendo como referencia os globos planetários montados pelas professoras.
  • Ao comprar as bolas de 12 cm de diâmetro, procurar verificar se elas têm o mesmo tamanho, para não dar erro na colagem. Escolher colas apropriadas.
  • Quantidade: cada conjunto tem 10 bolas, Sol, Lua e 8 planetas. Podem ser compradas bolas adicionais para o caso de estragar alguma. As crianças podem também, após pintarem os planetas do sistema solar, pintar um planeta “imaginário”, de acordo com a concepção delas, que eventualmente possa existir em algum lugar do Universo.
  • O Apêndice A, no final deste Programa, dá as instruções sobre a pintura dos globos planetários e informações adicionais.

Aula 29/05
Prof. Dr. André de Castro Milone

  • A Terra é redonda! Nesta aula será discutida a esfericidade da Terra. Apresentaremos um experimento realizado por Eratóstenes que comprova que a Terra não é plana e permite estimar o raio da Terra.
  • Atividade de Eratóstenes de medida do comprimento da sombra em diferentes regiões da Terra.

Sessão Noturna de 29/05
Profª. Karleyne Medeiros G. da Silva e Prof. Thiago Monfredini da Silva


Aula 05/06
Profª. Drª. Cláudia Vilega Rodrigues

  • Crateras de impacto. Será discutida a origem das crateras de impacto no sistema solar e realizar um experimento para entender algumas de suas características.
  • Atividade de produção de crateras por objetos que caem sobre uma bacia com camadas de farinha e chocolate.
  • Vídeo do Schumacher sobre impacto.

Aula 21/8
Prof. Dr. José Williams Vilas Boas

  • Formação de estrelas, formação de sistemas planetários, vida das estrelas
  • Atividade de montagem de cartaz com imagens dos vários estágios da vida das estrelas, desde a formação

Aula 28/08
Prof. Dr. Camilo Tello Bohorquez

  • A nossa galáxia e outras galáxias
  • Galáxias vizinhas
  • A galáxia de Andrômeda.

Sessão Noturna de 28/08
Profª. Karleyne Medeiros G. da Silva e Prof. Thiago Monfredini da Silva

  • Observação da Lua e crateras lunares
  • Atividade de montagem de animação com as fases da Lua ou
  • Atividade para medir o tamanho das crateras lunares (uma referência é http://www.telescopiosnaescola.pro.br/crateras.pdf)
  • Atividade de desenho da Lua e de Júpiter; as crianças vão desenhar o que vêem nos telescópios e binóculos. Pode ser em grupos de quatro, com interação entre os grupos
  • O Apêndice B, no final deste Programa, dá as instruções sobre esta última atividade dos desenhos

Aula 11/09
Prof. Dr. André de Castro Milone

  • Translação da Terra e as Estações do Ano
  • Atividade com globo ou bola de isopor e lanterna
  • Atividade a ser feita na sede do Decolar:

Aula 18/09
Prof. Eduardo dos Santos Pereira

  • Cosmologia
  • Origem do Universo
  • Expansão do Universo
  • Atividade com bexigas infláveis para visualizar a expansão do Universo.

Aula 25/09
Profª. Tereza Satiko Nishida Pinto

  • O Sol
  • Atividade de contagem do número de manchas solares em imagens do Sol de diversos anos. As crianças pintam as bolinhas correspondentes aos números de manchas em uma folha de papel quadriculado. O gráfico resultante mostra o ciclo de 11 anos da atividade solar.
  • Atividade de observação do Sol

Aula 09/10
Profª. Drª. Ana Maria Zodi, Prof. Clayton Silva Santos e Prof. Dr. Dennis Alves Bessada
  • Discussão das respostas das questões feitas por eles no inicio do Curso

Atividade a ser feita na sede do Decolar
  • Na semana anterior eles têm atividade em grupo no Decolar para pesquisar e montar o arquivo com as respostas ao questionário enviado por nós, que é a compilação das questões mais significativas feitas por eles e que nos foram entregues no início do curso

APÊNDICE A
Planisférios, que constam das atividades sobre o sistema solar
Informações:

  • Mapas planisféricos dos planetas, a contar do SOL, impressos nesta ordem, de cima para baixo: SOL – amarelo; Mercúrio - representação marrom; Vênus - representação marrom avermelhado; Terra - mapa mundi; Lua – cinza; Marte - marrom escuro; Júpiter - manchas avermelhadas horizontais; Saturno - tons de creme com faixa alaranjada no meio; Netuno - azul intenso; Urano - azul claro
  • Devem ser impressos, recortados e colados sobre esferas de isopor de 12 cm de diâmetro, com cola branca
  • Esferas maiores (16 cm de diâmetro) podem ser utilizadas para exercícios de pintura a gouache sobre isopor, dos planetas reais ou inventados pelas crianças

Recomendações de Douglas Barzon sobre o processo de pintar os globos planetários:

  • Tintas gouache, paleta básica: azul cobalto, azul ultramar, verde veronese, amarelo cádmio, amarelo limão, terra de siena natural, terra de siena queimada, terra de sombra natural, vermelho de cádmio claro, vermillion, preto marfim, branco de zinco
  • Pincéis chatos e redondos, de variados tamanhos
  • Pratinhos ou bases de garrafas de 1 litro e meio (para godês, local onde se mistura a tinta)
  • Meia garrafa de 1 litro e meio (cortado), com água para diluir as tintas
  • Panos para limpeza
  • Água em abundância (com pia e torneira)
  • Colherinha ou espátula (para pintura) para tirar a tinta do pote
  • Papéis em branco para testar antes de pintar as esferas

APÊNDICE B
Recomendações de Douglas Barzon sobre a atividade dos desenhos dos astros observados no telescópio.
  • Lápis grafite 6B
  • Borracha branca
  • Folhas (bloco) A3 ou A4 - Papel Canson Brasileiro - Debret (180g/m^2) - Escolares
  • Lápis de Cera (para crianças) ou Pastel Oleoso
  • Para crianças: deixar fluir o momento do desenho
  • Pode-se formar grupos de cerca de 4 crianças que poderão fazer o desenho em conjunto

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